O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, felicitou, este sábado, o povo angolano pela celebração 48º aniversário da Independência Nacional.
Numa nota tornada publica, em Washington, D.C, Antony Blinken salientou que os EUA consideram Angola como um parceiro estratégico e líder em fóruns regionais.
“Estou grato pela forma como os Estados Unidos e Angola expandiram a nossa parceria, especialmente no ano passado. Desde a Cimeira de Líderes EUA-África, ao aumento da cooperação em segurança, até às formas como as empresas dos EUA estão a obter sucesso em Angola, a relação EUA-Angola é forte e crescente. Esperamos continuar a trabalhar com o povo angolano na estabilidade regional, na prosperidade partilhada e no combate à corrupção”, lê-se nota.
O dirigente norte-americano aplaude o compromisso partilhado com a paz, a segurança e os princípios da Carta das Nações Unidas, desejando o melhor para o povo angolano no momento em que celebra este dia.
Angola e os EUA assinaram, em 2010, um acordo de parceria estratégica, e cooperam em vários domínios, com realce para o comércio, finanças, energia, indústria transformadora, segurança, saúde e justiça.
Angola exporta para os Estados Unidos petróleo e diamantes e compra a este país alimentos, equipamentos para o sector petrolífero e maquinaria diversa.
Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana devido, sobretudo, à exportação de petróleo.