Angola e os Estados Unidos da América tem hoje oportunidades sem precedentes para uma parceria de segurança por meio do ensino militar profissional.
Esta afirmação foi feita pelo Embaixador norte-americano para Angola e São Tomé e Príncipe, Tulinabo Mushingi, durante o discurso de abertura da celebração do 30° aniversário das relações entre Angola e os Estados Unidos da América, ocorrido ontem, em Luanda.
Segundo o diplomata norte-americano, com vista a solidificar esta relação de cooperação mutuamente vantajoso, os dois países continuarão a realizar intercâmbios bidireccionais tendentes à modernização de equipamentos militares e para-militares, de modos a ajudar Angola a desenvolver capacidades de manutenção da paz e segurança cibernética e contra terrorismo, para enfrentar os desafios do futuro.
Tulinabo Mushingi salientou que os militares dos dois países são agora parceiros, uma realidade inconcebível 30 anos atrás.
Em Abril último, disse, os Estados Unidos foram co-anfitriões de uma conferência de cerca de 30 directores africanos de Inteligência Militar para abordar as ameaças e oportunidades compartilhadas.
Por meio de exercícios conjuntos, as marinhas dos dois países trabalharam juntos na defesa contra ameaças à segurança no Golfo da Guiné.
João Feliciano