Sob a égide do Ministério do Ambiente, a responsável do sector, Ana Paula de Carvalho, salientou que o projecto tem como objectivo principal dotar os professores do ensino primário de conhecimentos técnicos e científicos sobre as alterações climáticas, para que estejam capacitados a sensibilizar os seus alunos para a acção climática. “
Para tal, foram criados materiais pedagógicos inovadores sobre este este tema, permitindo às crianças que, ao mesmo tempo, aprendem os conteúdos escolares, desenvolvam conhecimentos e competências essenciais ao futuro de todos.
É um projecto em fase piloto a desenvolver na província do Namibe, com ambição de se replicar em todo o território nacional”, anunciou. Por outro lado, a ministra do Ambiente informou que, num futuro muito breve, o mesmo projecto, que tem como madrinha a Vice- Presidente da República, Esperança da Costa, vai ser apresentado às províncias da Huíla e Cunene, por serem as que mais sofrem com as alterações climáticas, muitas vezes provocadas pela acção humana.
Por sua vez, a ministra da Educação, Luísa Grilo, disse que para a preservação do ambiente é necessário o envolvimento de todos os actores sociais, principalmente os professores.
“Nós estamos aqui porque vamos presenciar a formação dos professores em matéria do Ambiente, porque nós professores, temos a obrigação de nos actualizar cada vez mais, somos o veículo para trazer as mudanças no nosso país, as alterações climáticas são também responsabilidades nossas fazer com que os alunos, sejam eles os promotores da preservação do nosso ambiente, estamos aqui numa escola que forma professores, que vai formar os defensores do ambiente, para que através dos futuros colegas, possamos fazer do nosso país, protegido de tudo que possa estragar o ambiente, agradeço à Vice-Presidente, por este projecto que foi de sua iniciativa”, afirmou.
POR:João Katombela, enviado ao Namibe