Ermelindo da Silva Gonçalves Pereira, de 45 anos de idade e engenheiro de profissão, foi eleito, esta terça-feira, segundo secretário do MPLA na província de Luanda. Até então primeiro secretário do MPLA no município de Luanda, Ermelindo Pereira superou, com 133 votos, o antigo secretário de Estado para a Juventude e mestrando em Governação e Administração Pública, Fernando Francisco, que obteve 87 votos.
O escolhido, na primeira reunião extraordinária do comité provincial do MPLA em Luanda, agradeceu a confiança nele depositada e se predispôs trabalhar para o reforço da organização e coesão interna do parti- do, bem como contribuir para o resgate da mística do partido na capital angolana. O primeiro secretário de provincial do MPLA em Luanda, Manuel Homem, considerou urgente o resgate da interacção com as bases e do sentimento militante e voluntário. Manuel Homem exortou à reformulação da acção militante em função das necessidades do partido, tornando o MPLA mais forte e mais próximo do povo.
O secretário-geral e coordenador do grupo de acompanhamento do secretariado do Bureau Político do MPLA para a província de Luanda, Paulo Pombolo, considerou a eleição do novo segundo secretário continuidade do processo de aprofundamento e consolidação da democracia no seio do partido. Paulo Pombolo declarou que o seu partido é como uma família onde todos são essenciais para a sua reafirmação, tendo como principal desafio a vitória eleitoral em 2027, particularmente, em Luanda. Nas eleições gerais de Agosto passado o MPLA conseguiu dois dos cinco deputados à Assembleia Nacional no círculo provincial de Luanda.