O Presidente da República, João Lourenço recomendou aos novos embaixadores nomeados, recentemente, trabalhos que dignifiquem a imagem e a diplomacia angolanas Falando na cerimónia de empossamento ao conjunto de embaixadores extraordinários e plenipotenciários, que serão acreditados em diversos países no processo de rotação, o Presidente da República, João Lourenço, pediu maior engajamento aos empossados.
Os diplomatas que irão agora exercer as funções em outros países foram orientados a trabalharem em três vertentes cruciais, nomeadamente na pro- moção da boa imagem de Angola, na atracção do investimento privado estrangeiro e do turismo internacional para Angola. “Trabalhem nestas três vertentes. A missão está dada, espero que consigam desempenhar a vossa função com sucesso”, disse o Presidente da República. Os embaixadores foram nomeados no âmbito de uma rotação que se impunha, uma vez que Angola pretende alterar a má prática de deixar os embaixadores nos seus postos por tempo indefinido.
“Já tivemos embaixadores angolanos que permaneceram no mesmo país durante duas décadas, pretendemos corrigir isso, e fazer uma rotação de entre três a quatro anos”, avançou o PR. Sublinhou que a diplomacia angolana conheceu nos últimos tempos uma grande dinâmica, recomendando a mesma dinâmica aos embaixadores. Já aos vice-governadores, também empossados, o Presidente deu votos de que os mesmos ajudem os governadores a resolverem os principais problemas das províncias e das respectivas populações, com realce para as províncias do Huambo e Cuanza-Norte.