As credenciais foram recebidas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros guineense, Mourisanda Kouyaté, durante uma audiência marcada pelo compromisso de fortalecer as relações bilaterais e multilaterais entre os dois países.
À saída do encontro, o diplomata angolano destacou as prioridades da sua missão, sublinhando a necessidade de se aprofundar a cooperação, particularmente no sector económico.
“Expressamos o desejo de fortalecer a cooperação, em especial no domínio económico, no interesse dos nossos dois povos”, declarou Eustáquio Quibato, que estava acompanhado da primeira-secretária da Missão Diplomática de Angola naquele país, Lígia Vilinga.
Perfil do Embaixador Nomeado em Março de 2023 pelo Presidente da República, João Lourenço, Eustáquio Januário Quibato, de 59 anos, possui um vasto currículo na diplomacia e na academia.
Mestre em Estratégia, é também licenciado em Economia e diplomado em Relações Internacionais, com formações obtidas na Rússia, Brasil, Portugal e Alemanha.
O diplomata já desempenhou missões em várias regiões estratégicas, incluindo a Namíbia, Zâmbia, e mais recentemente na Nigéria, onde foi embaixador Extraordinário e Plenipotenciário.
Com uma trajectória iniciada nos anos 1980, Eustáquio Quibato consolidou-se como uma figura de relevância no cenário diplomático angolano e internacional.
Poliglota, domina idiomas como o inglês, francês, alemão, russo, espanhol, kimbundu, oshivambo e africâner, o que reforça a sua capacidade de conduzir negociações em contextos diversos.