O Embaixador da Venezuela acreditado em Angola, Marion José Labrador, enalteceu, ontem, 17 de Setembro, em exclusivo ao jornal OPAÍS, aquilo que considerou de diplomacia dinâmica do Presidente angolano, para quem, “já é um líder incontornável na abordagem de assuntos internacionais”
Marion Labrador fez estas declarações ao jornal OPAÍS, reagindo ao anúncio feito pelo Presidente angolano, João Lourenço, em Havana, Cuba, sobre a visita que o seu homólogo, Nicolas Maduro deverá efectuar a Angola, cuja data está a ser tratada pelos canais diplomáticos.
Durante a cimeira do G77+ China, realizada de 15 a 16, deste mês, o Presidente angolano e o seu homólogo da Venezuela conversaram sobre assuntos que têm a ver com a necessidade do reforço da cooperação bilateral, segundo o embaixador do país sul-americano acreditado em Angola.
Marion Labrador acrescentou que, “os dois estadistas revisitaram temas de interesse comum, a fim de aprofundar as relações de cooperação bilateral entre ambas nações”.
Para o diplomata, “João Lourenço, carrega no seu mandato duas bandeiras, a do combate à corrupção e da diplomacia, e, esta última, com resultados visíveis”.
De acordo com uma nota da embaixada que cita o Chefe de Estado da Venezuela, Nicolas Maduro, a Venezuela reconhece a importância da União Africana e, neste aspecto, o Presidente João Lourenço é uma das figuras que se tem destacado para o desenvolvimento económico e social, e a resolução de alguns conflitos ainda vigentes no continente.
Olhos nos hidrocarbonetos em Angola
Recentemente, o embaixador da Venezuela em Angola, Marion Labrador, manifestou, em entrevista a este diário, a pretensão de empresários do seu país investirem em Angola no sector dos hidrocarbonetos.
Aliás, o diplomata participou, na conferência internacional, sobre Oil & Gás, realizada, em Luanda, este mês, para explorar oportunidades.
Antes foi recebido em audiência, pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, o diplomata ressaltou: “Não encontrei objecção da parte do ministro, enquanto embaixador”, disse, na altura, em jeito de balanço do encontro com Diamantino Azevedo.
Para o embaixador da Venezuela, o seu país quer reforçar a cooperação bilateral com Angola, tendo como um dos focos, o investimento no sector dos hidrocarbonetos.
Labrador disse haver acordos rubricados neste sentido, em Agosto de 2006, todavia, ainda não há empresas venezuelanas a actuarem no sector.
Por: José Zangui