O embaixador cessante de São Tomé e Príncipe em Angola, Carlos Gustavo dos Anjos, apresentou, ontem, em Luanda, cumprimentos de despedida ao Presidente da República de Angola, João Lourenço. De acordo com o diplomata, que falava à Imprensa no fim do encontro com o Estadista angolano, foram sete anos de actividade bastante intensa e que, certamente, serviram para contribuir no crescimento da cooperação entre os dois Estados.
Carlos dos Anjos disse, segundo a Angop, que da sua lista de trabalho constavam o reforço dos laços de cooperação e amizade, a resolução das principais aflições da grande comunidade são-tomense em Angola, e a facilitação da circulação entre os dois países. “Todos os objectivos foram alcançados, por isso saímos daqui muito satisfeitos e com o sentimento de dever cumprido, podíamos ter feito mais, mas temos a certeza do nosso contributo para o fortalecimento das relações bilaterais”, disse.
São Tomé e Príncipe é um país insular africano perto da linha do equador, localizado no Golfo da Guiné. Tem uma população de cerca de 160 mil habitantes e como principais potencialidades a produção do café, pesca, agricultura, turismo, entre outras. As relações de amizade e cooperação entre os dois Estados estão assentes em factores políticos, históricos, culturais e geográficos, formalizados em 1978, através do Acordo Geral de Cooperação e da Comissão Mista Bilateral, criada em 1980.