“O papel do Parlamento no reforço e consolidação da Paz” foi o tema de reflexão apresentado pela Embaixada de Angola em França, tendo a ocasião juntado uma centena de compatriotas de várias áreas sócio-profissionais, presidentes das associações angolanas em solo francês e pelo presidente da confederação dessas mesmas associações, por ocasião do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, assinalado este mês.
Sob orientação da embaixadora Guilhermina Prata, a conferência teve as participações de Florbela Malaquias, deputada à Assembleia Nacional e presidente do Partido Humanista Angolano e da deputada Aia-Eza da Silva, presidente da Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional. Numa breve alocução, Guilhermina Prata fez um breve historial a propósito do alcance da paz em Angola, apontando a inclusão, o diálogo e a confluência do sentido patriótico dos deputados e dos actores políticos no sentido de priorizarem as necessidades da população angolana.
A chefe da missão diplomática em França citou o Papa Paulo VI, recordando que a real expressão do sentido da conquista da paz é o desenvolvimento. “A embaixadora garantiu a sua predisposição em incluir cada vez a comunidade angolana nos grandes assuntos nacionais, dado que têm um papel a desempenhar nos caminhos do desenvolvimento nacional”, lê-se numa nota da representação angolana a que o OPAÍS teve acesso.