Militares das Forças Armadas Angolanas (FAA) iniciaram, on- tem, as suas jornadas patrióticas, período em que são chamados ao cumprimento escrupuloso das suas responsabilidades. Altino José dos Santos, chefe do Estado-Maior General de Aviação das Forças Armadas Angolanas, apelou, ontem, aos militares a cumprirem com zelo a sua missão, de modo a defender a pátria de qualquer ameaça externa.
O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angola- nas falava por ocasião da abertura das segundas jornadas patrióticas das Forças Armadas Angolanas, que teve início, ontem, em todas as unidades militares das FAA. As jornadas patrióticas marcam o período em que os militares são obrigados ao cumprimento escrupuloso das suas responsabilidades perante a pátria e o povo que juraram defender.
“As Forças Armadas Angolanas continuarão a elevar e a apetrechar os níveis de preparação dos efectivos para melhor cumprimento da sua missão, com elevada mestria e prontidão, salvaguardando os valores cívicos e morais, que devem ser a base das relações que mantemos na sociedade”, disse o chefe do Estado- Maior General. As Forças Armadas Angola- nas designam os vários ramos da instituição militar de Angola.
A sua estrutura constitucional, nos moldes vigentes na actualidade, remontam a 9 de Outubro de 1991, tempo cronológico em que foram fundadas, e estrutura-se em quatro ramos, nomeadamente o Exército Angolano, a Força Aérea Nacional de Angola, a Marinha de Guerra Angolana e a Unidade da Guarda Presidencial.