Os embaixadores da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), nos Estados Unidos América, reuniram-se, quarta-feira, em Washington D.C., com secretário executivo da SADC, Elias Magosi.
De acordo com uma nota, enviada JA Online, o encontro decorreu à margem das reuniões de primavera do Banco Mundial e serviu para o secretário executivo da SADC partilhar informações sobre as decisões tomadas pelos países membros, nos últimos meses, relativamente aos projectos de infra-estrutura, sobretudo os Smart Corridors em curso na região, bem como a situação do conflito na República Democrática do Congo (RDC).
Quanto ao conflito na RDC, o secretário executivo destacou o papel de Angola, em particular o processo de Luanda e o engajamento da SADC na busca de soluções para o conflito naquele país, acrescenta o documento.
Por outro lado, realçou a cooperação entre os estados membros da SADC e a União Europeia e Estados Unidos da América referindo que existem plataformas para o diálogo que permitem o estabelecimento de acordos comerciais para o benefício da região.
Para Elias Magosi, a África Austral precisa de diversificar os parceiros e as fontes de financiamento para o bem do desenvolvimento económico da região, reforçando que necessita de uma estratégia comum, independentemente das iniciativas particulares de cada país membro, bem como a necessidade de promoção do comércio entre os países da SADC.