Os embaixadores de Angola e Portugal na Namíbia, Jovelina Imperial e Rui Carmo, respectivamente, analisaram, Quarta-feira, em Windhoek, a cooperação entre os dois países, durante um encontro de cortesia. Segundo uma nota de imprensa chegada à ANGOP, na ocasião, os diplomatas comungaram da ideia de que os dois estados têm uma longa história de amizade e parceria entre os dois povos, que deve ser cada vez mais reforçada.
Na reunião, foram analisadas questões ligadas às relações de cooperação entre Angola e Portugal, destacando a longa história de amizade e parceria, tendo os dois diplomatas reafirmado o compromisso mútuo em fortalecer ainda mais esses laços, explorando novas oportunidades de colaboração em diversas áreas.
Tendo em conta que na próxima semana Portugal celebra os 50 anos do 25 de Abril, conhecido como o Dia da Liberdade, a ocasião serviu igualmente para os dois embaixadores abordarem a importância da data e seu significado para os povos de Angola e Portugal.
Jovelina Imperial e Rui Carmo falaram também sobre o 5 de Maio, dia da Língua Portuguesa e da CPLP como importante data para se exaltar, celebrar e promover a riqueza cultural e linguística compartilha- da pelos países lusófonos.
Foi em Março de 1976 que Angola e Portugal estabeleceram relações diplomáticas, após a declaração da independência de Angola, a 11 de No- vembro de 1975. Desde 1978 que os dois países firmaram o Acordo Geral de Cooperação intensificando as relações bilaterais com assinatura de vários outros acordos de cooperação nas diversas áreas. Angola é um dos principais parceiros comerciais de Portugal.