Para dinamizar os jovens do partido, a Frente Nacional de Liberação de Angola (FNLA) garante estar já a trabalhar na preparação do congresso da sua juventude, a ser realizado ainda este ano
O secretário-geral da FNLA, Aguiar Laurindo, tranquilizou ontem os militantes da sua formação política, alegando que o processo de insatisfação levantado à volta da eleição do primeiro secretário provincial do Uíge, realiza- do em Dezembro último, já foi ultrapassada.
Falando em entrevista a este jornal, Aguiar Laurindo esclareceu que a insatisfação havia sido manifestada durante o período de eleição do primeiro secretário-geral do partido na província do Uíge, porém garante que o problema foi resolvido a nível interno. “O próprio irmão que na altura tinha manifestado insatisfação já ultrapassou o problema e o mesmo foi encerrado antes que o secretário fosse empossado. A nível local, a estrutura está a trabalhar normalmente”, garantiu.
A nível interno, o responsável fez saber que os membros estão a trabalhar na continuidade e materialização do programa do partido, no sentido de dinamizar e implantar em toda a sua estrutura, munindo-se de condições materiais e humanas para desempenhar melhor o seu papel político-partidário. “Já começamos com os trabalhos de renovação de mandatos a nível das estruturas municipais, com a eleição de secretários municipais e de membros do comité municipal”, sublinhou.
A nível do Parlamento, Aguiar Laurindo afirmou que a FNLA vai juntar-se aos demais partidos com assento na Assembleia Nacional no sentido de defender a aprovação urgente do Pacote Legislativo Autárquico, encravado naquele órgão de soberania, e que tem condicionado a realização das primeiras eleições autárquicas no país.
Congresso juvenil
No que respeita à dinamização da sua juventude partidária, a fonte lembrou que a juventude da FNLA não está “adormecida”, alegando que a mesma está a trabalhar na preparação do seu congresso, previsto para o segundo semestre do ano em curso.
Diferendo
De recordar que a assembleia que elegeu o político Pedro Almeida, para o cargo de secretário provincial do Uíge da FNLA, decorreu a 29 de Dezembro de 2022, tendo sido eleito com mais de 90 por cento dos votos. Esta situação levou a que os concorrentes der- rotados promovessem uma acção de impugnação do acto por alegadas irregularidades, mas como garantiu o secretário-geral desta formação política, idealizada pelo nacionalista Holden Roberto, já está ultrapassada.
Nas últimas eleições gerais realizadas em Agosto de 2022, a FN- LA conquistou o quarto lugar, com 1,06% dos votos, conseguindo desse modo dois assentos na Assembleia Nacional. Actualmente com o Partido de Renovação Social (PRS), que foi a terceira força mais votada com 1,14%, igualmente com dois assentos, formaram pela primeira vez na história do país o Grupo Parlamentar Misto.