Os condecorados, no âmbito dos 50 anos de independência nacional, enalteceram a postura do Governo angolano e consideraram o momento histórico e reconciliador
No dia em que Angola comemorou 23 anos de paz, 4 de Abril, o Presidente da República João Lourenço condecorou 247 personalidades que deram o seu contributo para a libertação, pacificação e desenvolvimento de Angola, com a Medalha Comemorativa dos 50 anos de Independência Nacional.
A cerimónia de condecoração juntou três gerações, tendo distinguido 99 individualidades na classe “Independência” e 148 na classe “Paz e Desenvolvimento”, que tudo deram em prol da Pátria angolana.
Na ocasião, os condecorados mostraram-se regozijados pela distinção e enalteceram aquele momento que acontece pela primeira vez na história do país.
Adriano Mendes de Carvalho, que recebeu a medalha em representação ao seu pai, o nacionalista Agostinho André Mendes de Carvalho (Unhenga Xitu), caracterizou o momento de histórico e reconheceu que o caminho ainda é longo para ver resolvidos todos os problemas do povo angolano.