Os representantes de Malanje ao Parlamento Nacional Infantil apontaram o cumprimento dos 11 Compromissos da Criança a nível da região, com destaque para o acesso ao ensino primário, registo de nascimento e esperança de vida ao nascer, como acções prioritárias para o seu mandato de dois anos.
Pascoal Salvador, de 13 anos de idade, e Deusdadia Damião, de 12, apresentaram tais prioridades ao governador provincial, Marcos Nhunga, com quem reuniram na Quarta-feira (3).
A par disso, garantiram continuar a advogar para a resolução de outros problemas que afectam esta franja, em prol do seu desenvolvimento sadio.
No encontro, os menores aproveitaram para apelar à reposição do 1 de Junho (Dia Internacional da Criança) como feriado nacional, bem como à conclusão de obras de hospitais e escolas paralisadas e a construção de centros de reeducação juvenil.
O Parlamento Nacional Infantil é um instrumento da Rede de Protecção à Criança, que visa discutir de forma abrangente os problemas que afectam esta franja e propor soluções.