O presidente Grupo parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, que encabeçou a comitiva de deputados que trabalharam no município de belas, em Luanda, manifestou, ontem, satisfação com o grau de execução dos projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) naquela circunscrição
De acordo com o administrador do Município de Belas, Arlindo Santos, dos 20 projectos, inscritos no PIIM, 19 já estão concluídos, uns inaugurados e outros aguardando pela inauguração. Trata-se de escolas, centros de saúde, vias de comunicação e projectos ligados ao fornecimento de energia electrica, água e mercados.
Os deputados do Grupo Parlamentar do MPLA começaram, ontem, 29 de Maio, um programa de visitas aos 164 municípios do país, repartidos em grupos, estando a constatar o grau de execução dos projectos ligados ao PIIM, combate à pobreza e de Investimentos Públicos, no âmbito da actividade de fiscalização dos actos do executivo.
A comitiva encabeçada pelo líder do grupo parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, visitou a sub-estação eléctrica de 950 MW, na Barra do Cuanza, as obras do mercado do Kilamba, o centro de saúde, no bairro Bita Júlio, entre outras infra-estruturas. O parlamentar, em jeito de balanço, mostrou-se satisfeito pelo grau de execução das obras do PIIM, tendo referido que, talvez, nenhum outro município conseguiu um grau de execução de qua- se 100%.
Intercessão junto do executivo
Os deputados realizaram encontros com membros da comissão executiva municipal do MPLA, representantes da administração local e, no terreno, auscultaram a população sobre os reais problemas que vivem.Os munícipes apresentaram os problemas que vivem que, no essencial, são a falta de energia eléctrica, nalguns bairros, água potável, vias de acesso e a criminalidade.
No que diz respeito à energia eléctrica, segundo o administrador municipal, Arlindo dos Santos, o Município de Belas precisa de 527 postos de transformação de energia, vulgo PT e que cada um custa 14 milhões de kwanzas, verba que a administração não dispõe.
Virgílio de Fontes Pereira prometeu advogar, junto do Executivo para minimizar alguns problemas, com destaque para o da criminalidade e da energia. Segundo Virgílio de Fontes Pereira, essa é a primeira das três visitas que serão realizado nos 164 municípios, ainda este ano. As visitas enquadram-se na competência que os deputados têm de fiscalizarem os actos do Executivo.
POR: José Zangui