No seguimento da visita de constatação da realidade socioeconómica da província do Cunene, os deputados afectos à 4ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional efectuaram, nos municípios do Cuvelai e Namacunde, uma visita de constatação aonde fiscalizaram vários projectos, como escolas, centros de saúde, furos de abastecimento de água para as populações, estradas em reabilitação, residências para professores e médicos, bem como projectos de desenvolvimento agrícola e de criação de gado bovino.
Acompanhou a delegação parlamentar, durante os trabalhos, o administrador do município do Cuvelai, Germano Baptista, que destacou a importância da visita de constatação das condições da população daquela localidade.
Entretanto, chamado a fazer o balanço, o deputado Olívio Quilumbo, do grupo parlamentar da UNITA, considerou o trabalho “positivo”, uma vez que foi possível constatar in loco os vários projectos, ao serviço das populações, quer sejam do âmbito central, bem como do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
“Há de facto aspectos positivos, mas também aspectos que têm de ser melhorados, uns com urgência, outros ao longo do tempo. Devemos, contudo, realçar que os projectos que viemos fiscalizar, a maior parte está a um nível de execução de cerca de 85%, o que nos satisfaz porque o governo local tem estado a cumprir com as metas que o executivo do MPLA se propôs a alcançar”, admitiu o deputado, que falou em nome da delegação parlamentar.