Os municípios do Dande e Dembos (Bengo) e do Cazenga (Luanda) foram os três escolhidos pelos parlamentares para a fiscalização de projectos de impacto social, sobretudo enquadrados no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM)
Os parlamentares da 4ª Comissão da Assembleia Nacional encarregue dos assuntos da Administração do Esta- do e Poder Local, trabalham, desde esta Terça-feira, 11, até Quinta-feira, na província do Bengo e Luanda, para durante três dias constatarem o andamento dos projectos de impacto social, sobretudo os enquadrados no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Segundo o deputado João Mpilamosi Domingos, do círculo provincial do Bengo, em declarações ao jornal OPAÍS, a comitiva manteve encontro com a governadora provincial, Mária Antónia Nelumba, que apresentou o grau de execução dos projectos, ao passo que no Cazenga esteve à testa o deputado Liberty Chyaca, que, com os seus pares, constatou as acções desenvolvidas naquele município de Luanda.
O deputado e coordenador do grupo parlamentar na província do Bengo, disse que as obras de- correm a bom ritmo, mas é sempre boa uma avaliação de fora, referindo-se aos deputados da 4ª Comissão da Assembleia Nacional. Ainda na Terça-feira, os parlamentares seguiram ao município do Dande, o primeiro a ser visita- do. Para hoje, Quarta-feira, 12, os deputados têm agendado a fiscalização das obras do PIIM, em curso no município dos Dembos/ Quibaxe como escolas, centro de Saúde e rede de transporte de energia eléctrica. O deputado João Mpilamosi Domingos avançou a OPAÍS que, no terceiro dia e último da visita, os deputados vão produzir um rela- tório a ser submetido ao Executivo, com base no que for constatado.
Já no Cazenga, a Textang II, a escola Ambrósio Lukoki, a escola de referência n°3025- “Futura Josefina” que lecciona informática e inglês na primária classe, funcionamento do hospital municipal do Cazenga (Somague), o Centro de Saúde de referência do Kalawenda, as obras da futura escola 3038,- Imperial Santana, as vias Porto Santo, Terra Vermelha, foram alguns dos 26 projectos do PIIM, que mereceram atenção dos deputados, acompanhados do administrador local, Tomás Bica Mumbundo.
A visita dos deputados da 4ª Comissão da Assembleia Nacional enquadra-se na fiscalização dos actos do Executivo. A carteira de projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), na província do Bengo, conta com 118 projectos inscritos, sendo seis de responsabilidade central, 31 de âmbito provincial e 81 de subordinação dos municípios, dos quais 48, já com uma execução física global de 48,69 e financeira de 46,22 por cento.
POR: José Zangui