As delegações ministeriais do Ruanda e da República Democrática do Congo (RDC) estão reunidas desde a manhã desta segunda-feira, 25 de novembro, em Luanda, sob os auspícios do Governo angolano, para abordar questões relacionadas à segurança e à paz na região leste da RDC
João Feliciano
A reunião, que decorre na sede do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), é liderada por Thérèse Kayikwamba Wagner, ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e da Francofonia da RDC, e Olivier J.P. Nduhungirehe, ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Ruanda.
Angola é representada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, na sua qualidade de facilitador do encontro.
O encontro tripartido tem como objectivo avaliar o Relatório dos Peritos sobre o Conceito de Operações (CONOPS) e abordar as pendências ligadas ao projecto de acordo de paz proposto pelo facilitador angolano.
Na sua intervenção na abertura do evento, o ministro António destacou a honra de, mais uma vez, acolher ls representantes de ambos os países em nome do Executivo angolano, liderado pelo Presidente João Lourenço.
Sublinhou a importância do diálogo e manifestou a confiança de que as discussões serão “abertas, fraternas e frutíferas”, contribuindo, assim, para a construção de entendimentos entre as partes.
Esta é a 6ª Reunião Ministerial sobre a Situação de Segurança e de Paz no Leste da RDC, reafirmando o compromisso de Angola em promover a estabilidade e a cooperação na região.