Durante a visita guiada ao tribunal da relação do Uíge (TRU), ontem, juízes, procuradores, advogados e funcionários mostraram-se satisfeitos com as condições de trabalho da nova casa de justiça, assim como a imponente estrutura que encanta qualquer cidadão que procura os serviços naquela circunscrição
Joel Leonardo fez saber que os cidadãos devem sentir o impacto das acções do Tribunal da Relação do Uíge, tendo em conta as condições criadas para o efeito. O presidente do CSMJ disse que, mais do que as instalações, que também são importantes, os recursos humanos devem dar resposta à solicitação dos utentes.
Por isso, avançou o responsável do CSMJ que os recursos humanos devem corresponder às expectativas e aos desafios que o sector da justiça impõe nos dias que correm. “Neste processo de operacionalizar a justiça, é importante não caminhar sozinho, porque em conjunto faz-se mais e melhor”, disse Joel Leonardo.
Pitta Gróz elogia a capacidade do novo TRU
O Procurador-Geral da República, Pitta Gróz, elogiou a capa- cidade do novo TRU, visto que todos os serviços estão lá integrados e com condições de trabalho. “Regozijo-me por estar aqui, porque o tribunal tem condições de trabalho para todos”, disse o responsável máximo do Ministério Público. Sem muitos rodeios, o PGR disse que as aspirações dos cidadãos estão garantidas e vão acelerar os serviços de justiça”, fezsaber o responsável. Pitta Gróz disse também que a instituição é de todos, logo cuidar dela é responsabilidade de todos.
OAA admite que é um passo em busca da justiça
O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), José Luís Domingos, disse, durante o evento, que a inauguração do TRU é um passo para a conquista e a eficiência dos tribunais. José Luís Domingos disse que as novas instalações vão ajudar a reduzir os atrasos processuais que se registam. O responsável disse que mais acções como essas devem acontecer no país, porque o caminho faz-se caminhando.
“Temos que fortalecer a nossa coesão, porque os operadores do direito fazem parte do monopólio do Poder Judiciário”, reconheceu o responsável. José Luís Domingos adiantou que a materialização deste tribunal é prova de que a justiça está a tomar o rumo que se pretende no país.
Governador enaltece CSMJ
O governador da província do Uíge, José Carvalho da Rocha, fez saber que está agradecido com a criação do TRU na sua jurisdição. Para o responsável, isto demonstra que passos estão a ser dados para a concretização da justiça no país. Assim, disse que estão a viver um momento importante na província, visto que os operadores de justiça estão no Uíge para a abertura do Ano Judicial hoje.
“A concretização da justiça é tarefa de todos os cidadãos, por isso vale lembrar que o compromisso é colectivo”, disse. José Carvalho da Rocha referiu que os novos investimentos, no Uíge, voltados para a exploração de recursos minerais, vão atrair mais investidores, logo é importante manter as instituições jurídicas coesas e preparadas para o efeito.
Ano Judicial abre hoje
Na cidade do Uíge, o CSMJ abre hoje o Ano Judicial, no entanto, conta com a presença de distintos convidados. Com o objectivo de manter cada vez mais próxima a justiça aos cidadãos, juízes e outros operadores do direito, segundo a organização, vão apresentar as perspectivas que se impõem no presente ano. técnicos de vários pontos do país e até juízes jubilados estão no palco do evento para darem o seu contributo aos mais novos.
Segundo a organização do evento, as delegações chegaram mais cedo à cidade do Uíge por conta das actividades que antecederam a abertura do Ano Judicial. por sua vez, o governo local também exprimiu a sua satisfação e espera que mais actos do género aconteçam nas terras do “bago vermelho”.