O Centro de Controlo e Missão de Satélites, localizado na comuna da Funda, entrou a partir desta Sexta-feira, 27, em funções, inaugurado pelo Presidente da República, João Loureço.
A infraestrutura, que ocupa numa superfície de 6.617 metros quadrados, foi construída no quadro da Estratégia Espacial Nacional. Em resposta às questões dos jornalistas, João Lourenço afirmou que o projecto é de extrema importância para o país, e que o mesmo pode comportar até três satélites.
A perspectiva, de acordo com o Presidente da República, é de se adquirir mais outros dois satélites ao longo do tempo. “É uma questão de programação. Se não houver capacidade hoje, vai haver amanhã. O que vale é a intenção de completar o projecto. Não importa quanto tempo levar” disse João Loureço.
No que diz respeito ao sector das Telecomunicações, o Chefe de Estado assegurou que o Ministério competente vai continuar a trabalhar noutros investimentos, para garantir a melhoria das telecomunicações e desenvolvimento da economia do país.
A inauguração da infra-estrutura teve lugar após o lançamento, com sucesso, do Angosat-2, em Outubro do ano passado no Cosmódromo de Baikonur, República do Cazaquistão. O satélite angolano está operacional na posição geoespacial 23E.
O Centro de Controlo e Emissão de Satélites conta com 47 compartimentos devidamente apetrechados, com meios técnicos e tecnológicos. A infraestrutura é um sistema inteligente com múltiplas vantagens de engenharia, capacidade para garantir o acompanhamento, monitoramento e a exploração de satélites.
Texto de João Feliciano