Os membros do Conselho Económico e Social defenderam a necessidade de se alinhar às propostas e aos documentos estratégicos sobre as alterações climáticas e transição energética em curso no país.
Os conselheiros analisaram, na sua última reunião que decorreu sob a orientação do seu coordenador, José Octávio Serra Van-Dúnem, questões de impacto ambiental e de transição energética, bem como as medidas prioritárias para a superação do ambiente de crise no país, com o intuito de aconselhar o Chefe de Estado, João Lourenço, no desenvolvimento de políticas estratégicas de intervenção nessas áreas.
Na referida reunião, foi apresentado o relatório de avaliação interna do primeiro ano do segundo mandato do Conselho Económico e Social. No que respeita à área social, os membros do Conselho Económico e Social abordaram temas ligados ao meio ambiente, às alterações climáticas e à transição energética e às medidas prioritárias para a superação do ambiente de crise.
Neste sentido, os conselheiros defenderam a necessidade de melhorar o alinhamento dos programas e propostas sobre as alterações climáticas e transição energética traçados pelo Executivo, tais como o Plano de Adaptação às Alterações Climáticas da Zona Costeira de Angola, Angola Energia-2025, visão de longo prazo para o sector eléctrico, a Estratégia Nacional para as Energias Renováveis, entre outros.
No âmbito das medidas prioritárias para a superação do ambiente de crise, o Conselho Económico e Social recomendou uma avaliação do plano intercalado pelo Governo angolano, aprovado em 2017, e que foi como uma resposta estratégica de curto prazo, com o objectivo de enfrentar as dificuldades económicas e sociais que o país enfrentava naquele momento, bem como outras medidas em curso para a melhoria do cenário macroeconómico do país.
O Conselho Económico e Social referiu que vai melhorar as propostas apresentadas, elaborar sumários executivos, com prioridades concretas e objectivas para serem submetidas à consideração do Titular do Poder Executivo. Composto por 45 individualidades, o Conselho Económico e Social desempenha um papel crucial na elaboração das políticas macroeconómicas, empresariais e sociais do país.