Os conhecimentos sobre defesa e segurança nacional contribuem no reforço da cultura de defesa e do sentimento patriótico dos cidadãos, afirmou, na última Segunda-feira, em Mbanza Kongo, Zaire, o director-geral adjunto do Instituto de Defesa Nacional (IDN), Hélder Estêvão Cafala. O responsável discursava na abertura do 29º curso de Defesa Nacional dirigido a 85 jovens de distintos órgãos de defesa e segurança e funcionários seniores da administração local do Estado com grau académico superior.
De acordo com o director- geral do IDN, só se ama aquilo que se conhece e só se defende o que se ama, tendo traçado como objectivos deste curso, a criação de um espaço para análise e debate sobre os grandes desafios nacionais e internacionais inerentes à defesa e segurança. Explicou que essa acção de capacitação assenta em quatro pilares, designadamente a Defesa, Segurança, Cidadania e Patriotismo, que servirão para informar, reflectir e de- bater matérias no domínio da defesa e segurança.
O curso comporta 19 conferências articuladas em três quadros temáticos como, o conceptual, nacional e internacional, com abordagem de temas relacionados com a segurança nacional em Angola, estrutura das políticas públicas de defesa nacional, relações civis-militares: coabitação entre poder político e autoridade militar. Os sistemas de segurança nacional, as potencialidades estratégicas da província do Zaire, estratégia de defesa nacional, educação política e patriótica no reforço da consciência de defesa e segurança, o uso das redes sociais: impacto social nas comunidades, também estarão em abordagem.