Com mais de 44 milhões de votantes inscritos para as eleições gerais, dos mais de 96 milhões de habitantes, os congoleses escolhem hoje (quarta-feira, 20) o próximo Presidente da República Democrática do Congo (RDC) para os próximos cinco anos.
Dos mais de 26 candidatos a corrida presidencial na RDC, destacam-se o presidente cessante, Félix Tshisekedi, que concorre a mais um mandato, o milionário e actual governador da Katanga, Moise Katumbi, o médico ginecologista e Prémio Nobel da Paz 2018, Denis Mukwege, o antigo funcionário da Exxon Mobil e político popular, Martin Fayulu, e o ex-primeiro-ministro e ex-membro da Coligação Lamuka, Adolphe Muzito.
A RDC, um país da África Subsaariana, vive um conflito interno com a milícia M23 a provocar um dos maiores conflitos no Kivu do Norte, uma região rica em minérios.
Alguns analistas, citados pela imprensa nacional e internacional, expressaram dúvidas sobre o processo que, segundo afirmaram, “começou mal” e que corre o risco de terminar novamente em votação com grandes níveis de contestação.