O Presidente da Comissão Nacional Eleitoral de Angola (CNE), Manuel Pereira da Silva, chefia uma missão de observação do Fórum das Comissões Eleitorais dos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (ECF-SADC), para acompanhar as eleições gerais em Moçambique, a ter lugar a 9 de Outubro.
A missão do ECF-SADC, que se encontra neste país do Índico desde o dia um do corrente mês, permanecerá em Moçambique até ao dia 13, com o objectivo de observar as Eleições Legislativas e Presidenciais neste país.
Além do presidente da CNE, a equipa angolana é integrada ainda pelos comissários nacional Lucas Quilundo e Isaías Chitombi, os directores da Administração e Gestão do Pessoal, Domingos Azevedo, e de Formação Educação Cívica Eleitoral, Adilson Paulo, segundo a Angop.
A Missão de Observação do ECF-SADC para as eleições presidenciais e legislativas de Moçambique é composta por 29 membros de oito das 15 Comissões Eleitorais que compõem a organização.
O Fórum das Comissões Eleitorais dos países da SADC é uma organização independente, composta por Órgãos de Gestão Eleitoral (EMB) dos Estados Membros desta região.
A organização regional está em vigor desde o mês de Julho do ano de 1998 e é composta pelas Comissões Eleitorais de Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesotho, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia, Zanzibar e Zimbabwé.