Inserido no Plano Geral de Homenagem à Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos ocorridos no país, entre 1975 e 2002, as ossadas do General do Exército Eduardo Ernesto Gomes “Bakalof”, serão entregues hoje, à família, em cerimónia a decorrer no Quartel- General do Exercito, em Luanda.
Trata-se de uma homenagem que será presidida pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, consubstanciando-se no acto formal de entrega dos restos mortais do ma- logrado, vítimas dos conflitos políticos de 27 de Maio de 1977.
Em acto contínuo, informa a Comissão para Implementação do Plano de Homenagens à Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP), no dia 17 de Novembro, no mesmo local, terá início, a partir das 9 horas, o velório e as devidas homenagens, seguindo-se o cortejo fúnebre para o Cemitério da Sant’ana onde decorrerá a inumação.
A cerimónia está enquadrada no programa do Executivo de con- solidação da paz e do Estado Democrático e de Direito, e resulta das acções programadas pela CI- VICOP, tendentes à consolidação da paz, do perdão e da reconciliação nacional.
“O evento resulta de um trabalho meticuloso, cientificamente rigoroso de recolha de amostras (sangue e saliva) para testes de ADN que foram cruzados com os exames às ossadas da vítima”, pode-se ler numa nota da CIVI- COP a que OPAÍS teve acesso. De recordar que a CIVICOP foi criada por Decreto Presidencial, em Abril de 2019.
A referida comissão tem por missão elaborar um plano geral de homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos em Angola, no período de 11 de Novembro de 1975 a 4 de Abril de 2002.