O encontro foi precedido pela cimeira extraordinária da Troika do Órgão de Cooperação nas Áreas da Política, Defesa e Segurança, dedicada à análise da situação de segurança na região leste da República Democrática do Congo (RDC). A presidir o encontro esteve o Presidente do Zimbabwe e Presidente em Exercício da SADC, Emmerson Dambudzo Mnangagwa.
Angola esteve representada pelo ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, que apresentou um informe detalhado sobre os progressos do Processo de Luanda, iniciativa que visa mediar e estabilizar a situação na RDC.
Na sua intervenção, o chefe da delegação angolana destacou os significativos avanços alcançados desde Agosto último, como a elaboração do Plano Harmonizado de Neutralização das FDLR e o Plano de Desengajamento de Forças/Revisão das Medidas de Segurança do Ruanda.
No entanto, alertou para as contínuas violações do cessar-fogo por grupos armados, sobretudo o M23, que mantém a ocupação ilegal do Kivu Norte, comprometendo, assim, a integridade territorial da RDC.
Entre as deliberações da Cimeira, destacou-se a aprovação da extensão do mandato da Missão da SADC na RDC (SAMIRDC) até 15 de Dezembro de 2025, bem como a revisão das implicações financeiras desta decisão.
Os Chefes de Estado e de Governo discutiram, também, a consolidação da democracia na região, com ênfase nos processos eleitorais no Botswana, Maurícias e Moçambique. Em relação a este último, foi apresentado um informe detalhado sobre a situação política e de segurança pós-eleitoral depois das eleições de 9 de Outubro passado.
A Cimeira congratulou, ainda, o Presidente Duma Gideon Boko, Presidente eleito da República do Botswana, após as eleições realizadas a 30 de Outubro. A delegação angolana incluiu figuras de relevo, como o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, Altino Carlos José dos Santos, e os embaixadores Agostinho da Silva Neto e Beatriz Manuel de Morais, representantes de Angola no Zimbabwe e Botswana, respectivamente.