A Conferência de Acção sobre Inteligência Artificial terminou, com a opinião de vários líderes mundiais expressando as suas perspectivas para o futuro, ressaltando-se diferentes estratégias em temas fundamentais como a regulamentação. A reunião ocorreu na capital francesa, Paris, nos dias 10 e 11 de Fevereiro de 2025.
O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Adão Francisco Cor- reia de Almeida, participou na “Cimeira para a Acção sobre Inteligência Artificial ”, em representação do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, à frente de uma delegação que integrou a Embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata, o Director do Instituto de Modernização Administrativa (IMA), Meick Afonso, e quadros da Casa Civil do Presidente da República.
Sobre a temática, o vice-presi- dente dos EUA, JD Vance, alertou que uma regulamentação excessiva poderia paralisar a indústria de IA, enfatizando a abordagem desregulamentada dos EUA para promover a inovação.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, por sua vez, afirmou que a Europa pretende ser um dos continentes líderes em IA e, como exemplo, anunciou a mobilização de investimentos substanciais nesta área da tecnologia, para a qual o Presidente francês, Emmanuel Macron, destacou o compromisso do seu País em simplificar processos regulatórios e atrair investimentos em IA. Macron anunciou, igualmente, investimentos significativos no setor, posicionando a Europa como uma terceira via entre os EUA e a China.