O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, efectua, a partir de hoje, uma visita de 48 horas à cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, com o objectivo de assistir a manobras militares das Forças Armadas Angolanas (FAA). A Secretaria de Imprensa da Presidência da República esclarece, em nota de imprensa, que João Lourenço testemunha o exercício militar na qualidade de Comandante-em-Chefe das FAA, no polígono preparado para esse fim.
Amanhã, dia 10, o Presidente da República e Comandante-em- Chefe das Forças Armadas Angolanas orientará uma reunião sobre a situação geral das FAA nas suas múltiplas vertentes, refere a nota de imprensa. O chefe da direcção Principal de Educação Patriótica deste órgão, tenente-general António de Jesus Fernandes, afirmou, ontem, à imprensa, que as manobras tácticas de brigada militar, enquadram-se no quadro do cumprimento de calendário anual das actividades deste orgão.
O exercício, de acordo com a fonte do Estado-Maior General das FAA, que visa o adestramento das tropas dos três ramos das FAA, nomeadamente Exército, Força Aérea Nacional e Marinha de Guerra Angolana, terá o envolvimento de efectivos e meios técnicos. “As FAA devem estar preparadas em tempo de paz. É um processo normal”, explicou o tenente-general António Fernandes. A manobra militar vai decorrer sob o lema “na paz fortalecemos as Forças Armadas Angolanas”. As Forças Armadas Angolanas estão constituídas por três ramos, designadamente, Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra. A sua estrutura remonta a 9 de Outubro de 1991, data em que foram fundadas.