O Conselho da República, Órgão de Consulta do Presidente da República, realizou, ontem, a sua primeira Reunião Extraordinária, que decorreu sob a orientação do Presidente da República, João Lourenço.
A referida reunião apreciou o ponto de situação das actividades centrais e essenciais das celebrações do 50.º aniversário da Independência Nacional. Angola vai celebrar, no dia 11 de Neusa Filipe Novembro de 2025, 50 anos de Independência Nacional, um marco considerado histórico, que irá reunir todos os angolanos, de Cabinda ao Cunene, para a sua celebração.
Na sessão de ontem, os membros do Conselho da República receberam da Comissão Interministerial criada para preparar e coordenar o programa das actividades centrais e essenciais das celebrações do 50° aniversário da Independência Nacional informação genérica sobre o conjunto de eventos a realizar.
A celebração dos 50 anos de Independência é apontada como uma oportunidade para reflectir sobre três momentos-chave da trajectória de Angola, nomeadamente a luta pela independência, a conquista da paz e a construção do desenvolvimento nacional. As festividades dos 50 anos de Independência vão decorrer sob o lema” Um Futuro Melhor, 50 Anos: Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo Angola”.
A programação inclui eventos em todo o território nacional e nas missões diplomáticas, abrangendo actividades culturais, históricas e sociais que envolvem directamente a população. Com as acções festivas pretende- se alcançar, entre outros objectivos centrais, reforçar o patriotismo e o orgulho nacional, promover o conhecimento sobre a história e cultura de Angola, reflectir sobre os desafios enfrentados e as oportunidades futuras para o desenvolvimento do país, celebrar a solidariedade e cooperação entre os diversos sectores da sociedade.
As festividades serão realizadas entre 11 de Novembro de 2024 e 31 de Dezembro de 2025, com actividades descentralizadas em todas as províncias e missões diplomáticas de Angola, permitindo que todos os angolanos se envolvam e participem deste momento histórico.
Acto central
O acto central das comemorações do 50.° aniversário da Independência Nacional terá lugar na Praça da República, em Luanda, e será presidido pelo Presidente da República, João Lourenço. A Comissão Interministerial encarregue de organizar o plano destas festividades, é coordenada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.
Os membros do Conselho da República, consideraram o programa de actividades preparado para o efeito, abrangente, inclusivo e capaz de fazer das celebrações uma verdadeira festa do povo angolano, evitando-se a politização excessiva e as conotações partidárias, privilegiando a participação cidadã.
Sugeriram na ocasião, a ampla divulgação por todos os meios possíveis dos eventos constantes do programa de comemorações, para que a nação se mobilize, efectivamente em torno deste momento histórico. Até ao dia 31 do presente mês de Outubro, a Comissão Interministerial continuará a receber contribuições de todos os que pretendam enriquecer o programa de celebrações.