A informação foi prestada ontem, quinta-feira, em Luanda, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, quando falava à imprensa, à margem da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que apreciou o programa geral das comemorações alusivas ao 50.º aniversário da Independência Nacional.
De acordo com Adão de Almeida, no acto central, deverão participar aproximadamente oito mil pessoas.
Informou que, com essa actividade, o Executivo entende que deve haver uma grande jornada de mobilização nacional, onde todos os cidadãos nacionais são convidados a fazer uma reflexão profunda sobre os 50 anos de vida do país independente e sobre o futuro que se pretende construir.
Fez saber que o programa geral prevê um conjunto de 115 actividades da administração central do Estado, as quais se acrescentarão as dos governos provinciais, das administrações municipais e das missões diplomáticas.
Adão de Almeida deu a conhecer ainda que o ponto mais alto deverá ocorrer no dia 11 de Novembro de 2025, onde se prevê um discurso do Chefe de Estado angolano, João Lourenço. Está ainda agendado um desfile com a participação dos cidadãos angolanos de demais segmentos da sociedade, bem como de efectivos dos três ramos das Forças Armadas Angolanas (Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra) e da Polícia Nacional.
Para as celebrações da efeméride, estão também previstas homenagens (condecorações) de angola- nos que, ao longo dos 50 anos, deram o seu contributo para conquista e manutenção da independência e da paz.
O Conselho de Ministros, reunido sob orientação do Presidente da República, João Lourenço, apreciou, esta quinta-feira, em Luanda, o programa geral das comemorações alusivas ao 50.º aniversário da Independência Nacional.
O documento apreciado na sessão contém as acções a serem desenvolvidas em todo o território nacional e na diáspora, a partir de Novembro do ano em curso até ao mês de Dezembro de 2025, de modo a se proporcionar uma celebração mais condigna, refere o comunicado distribuído à imprensa no final do encontro.
Com as festividades do quinquagésimo aniversário da independência nacional, que decorrerão sob o lema “Angola 50 Anos: Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”, pretende-se enaltecer o percurso histórico do povo angolano, desde o dia 11 de Novembro de 1975, as conquistas alcançadas nas últimas cinco décadas, nos domínios militar e político-diplomático.
Visa igualmente reconhecer os feitos conquistados pelo povo angolano no âmbito desportivo, social e cultural, os valores da unidade e coesão nacionais, da democracia, do patriotismo, da angolanidade, do humanismo e da solidariedade.