A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, defendeu ontem, quarta-feira, 16, em Brazzaville, o reforço da diplomacia parlamentar como instrumento essencial para a promoção do diálogo político e institucional na região do leste da república Democrática do Congo (RDC), palco de uma grave crise humanitária e de segurança
A dirigente angolana falava durante a 16.ª Conferência dos Presidentes das Assembleias e Secções da Região África da Associação dos Parlamentos da Francofonia (APF), onde participou no debate sobre a instabilidade no Leste da RDC.
Na ocasião, sublinhou a necessidade de se valorizar o papel dos parlamentos na criação de pontes para soluções negociadas, capazes de restaurar a paz, proteger as populações civis e fomentar a estabilidade regional.
Carolina Cerqueira alertou para a dramática situação vivida naquela região congolesa, marcada por “violações sistemáticas dos direitos humanos”, destacando os crimes sexuais cometidos contra as mulheres e crianças, e o deslocamento forçado de mais de 10 milhões de pessoas. “Trata- se de uma crise com múltiplas dimensões: humanitária, alimentar, social, ambiental e securitária”, apontou.
Leia mais em