Em acto que visou celebrar o ‘Dia da Mulher Africana’, Carolina Cerqueira reafirmou ontem o seu compromisso com a causa das mulheres, sublinhando que esta luta não é apenas pessoal, mas institucional.
Em entrevista, à margem do evento, a presidente da Assembleia Nacional destacou a actuação das deputadas na defesa dos direitos e oportunidades iguais para as mulheres.
“Temos aqui deputadas muito dinâmicas e defensoras fervorosas da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres”, afirmou Carolina Cerqueira, expressando a sua satisfação em encontrar o apoio necessário e a solidariedade das suas colegas deputadas para proporcionar às jovens, meninas e mulheres vulneráveis a oportunidade de visitar a casa das leis.
Este gesto, segundo Carolina Cerqueira, demonstra que a prioridade da agenda legislativa é servir o povo, abrangendo to- das as camadas sociais. A presidente da Assembleia Nacional fez também um apelo enfático às jovens mulheres para que se dediquem aos estudos.
“Estudem, estudem, estudem mais, para que amanhã possam estar capacitadas, serem peritas em novas tecnologias. O mundo é da inteligência artificial, das novas tecnologias, do conhecimento científico e da investigação”, realçou.
Carolina Cerqueira incentivou ainda as jovens a envolverem-se em causas que elevem o papel da mulher na sociedade, ressaltando a importância dos valores morais, cívicos e patrióticos.
“Valores de amor ao próximo, respeito aos mais velhos, ao país, à nossa nação e identidade, ao vosso corpo e à vossa dignidade”, referiu, aconselhando-as a não se deixem levar por uma vida fácil que possa prejudicar a sua saúde, integridade física e futuro.
A presidente deixou uma mensagem de encorajamento, afirmando que o evento foi uma oportunidade valiosa para partilha e fortalecimento.
UNITA enaltece papel das mulheres no desenvolvimento de África
O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA felicitou as mulheres angolanas e africanas em comemoração ao ‘Dia da Mulher Africana’, destacando a importância das políticas públicas para o desenvolvimento integral das mulheres nas diversas áreas da vida.
O partido do ‘Galo Negro’ exortou as mulheres a preservarem a sua identidade e valores culturais. Reconhecendo os desafios persistentes, como a violência contra a mulher no continente berço, a UNITA apela à solidariedade e eficiência das instituições africanas na erradicação destes problemas, que impedem o desenvolvimento material e espiritual de África.
O Secretariado Executivo encoraja ainda as mulheres angolanas a liderarem a defesa do Estado Democrático de Direito, a paz e a reconciliação nacional, reiterando a convicção de que as mulheres têm um papel crucial na edificação das sociedades africanas.