A Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido (CAARU) vai apostar, nos próximos tempos, na promoção de uma integração qualitativa da comunidade angolana na sociedade britânica
A iniciativa consta do plano de governação da nova direcção dessa organização, cujo presidente, José Gomes “Utola”, que vai ser empossado no dia 18 do corrente mês, em Londres. Para concretizar esse desiderato, o novo elenco directivo contará com o apoio do cineasta e escritor Henrique Sungo, que domina muito bem os meandros da referi- da sociedade.
Um outro desafio da nova direcção assenta na criação de um projecto de unidade comunitária, sendo essa uma área que o presidente eleito bem domina, segundo uma nota a que OPAÍS teve acesso. A equipa, na qual José Gomes faz parte, foi reeleita pelos delegados de todas as associações filia- das a essa organização, depois de o presidente cessante, Mário Agostinho, ter posto o cargo à disposição.
Como o vice-presidente, cargo de exercia até então, é o primeiro na linha de sucessão, segundo o estatuto da CAARU, e passou a ser o presidente da direcção reeleita. Utola, formado em Ciências de Computação, foi o coordenador da Comissão Instaladora que constituiu a CAARU em 2019. Na altura, não se candidatou ao cargo de presidente por achar que deviam ser os líderes das associações a concorrerem para o cadeirão máximo da maior organização comunitária dos angolanos no Reino Unido, segundo o documento que vimos citando.
O acto de investidura, agenda- do para 18 de Março, em Londres, contará com a presença de representantes da Confederação das Associações Angolanas da Holanda e da França. Foram também convidados para o acto membros da missão diplomática angolana em missão no Reino Unido. Esmael Cambolo, o anterior secretário-geral da CAARU, passará a ocupar o cargo de vice-presidente. Ao passo que o seu cargo anterior será ocupado por Jaquelina Almeida, médica de profissão.
O OPAÍS apurou que na nova estrutura da organização estará também Henrique Sungo, como secre- tário para Acção Cultural e Promoção Social, e Engrácia Serrão, como secretária para Acção Comunitária. A pasta das finanças estará sob a responsabilidade de Joaquina Carlos. As comunidades angolanas nas outras cidades, para além das associações locais que os representa, terão também secretários locais da CAARU