Apenas dois dos três candidatos apurados pela Comissão Nacional Preparatória do IX Congresso da JMPLA, designadamente Adilson Hach, Justino Capapinha e Luty Afonso, deverão ser submetidos ao escrutínio dos delegados do conclave da maior organização juvenil do país.
Essa responsabilidade recai agora para o Comité Nacional do órgão, depois deste ter apresentado os três candidatos apurados, conforme os estatutos, à mesa da direcção do MPLA, que baixou, por sua vez, competências a esse organismo.
Assim, a cúpula do Comité Nacional da JMPLA vai reunir-se no próximo dia 19 do corrente mês, a fim de deliberar quem segue e automaticamente quem fica de fora da corrida, obedecendo aos critérios pré-estabelecidos pela Comissão Nacional Preparatória do conclave.
À partida, os três candidatos par- tem em pé de igualdade, mas há aspectos dentro da avaliação que deverá pesar mais em um do que em outro, conforme referiu uma fonte ligada ao processo, sendo que o ponto assente é que vão apenas à disputa dois candidatos. “Regras são regras, e cada organização tem as suas.
Os concorrentes estão conscientes que tal devia ocorrer, agora restará aguardar pela deliberação do Comité Nacional que, dentro de dias, vai pronunciar-se a esse respeito, e isso não macula em nada a democracia interna que impera na nossa organização”, justificou.
O secretário cessante da JMPLA, Crispiniano dos Santos, esclareceu esta semana, à margem da III reunião extraordinária do MPLA, que o cargo de primeiro-secretário nacional é de nomenclatura do Presidente do partido, mas este, por sua vez, atribuiu essa competência ao Comité Nacional.
Preparação
Em relação ao arranque do conclave, Crispiniano dos Santos garantiu estarem devidamente afinados e alinhados naquilo que é a metodologia de preparação e realização do congresso, concretamente o processo de selecção das candidaturas.
O responsável adiantou ainda que a metodologia da JMPLA prevê que apenas os dois candidatos com melhores requisitos devem ir à eleição final marcada para o mês de Novembro próximo.
Os apurados
À mesa do Comité Nacional voltam estar os nomes de Adilson Amado Marmane Hach (28 anos de idade), Justino Fernando de Castro Capapinha (29 anos de idade) e Luty Hermenegildo Macuntina Afonso (27 anos de idade).
Os três têm em comum o campo de formação (direi- to) e ambicionam redinamizar a JMPLA, visando os próximos desafios do partido, MPLA, que sustenta o Executivo.
Duas concorrentes para Luanda
Por outro lado, o IX Congresso Ordinário da JMPLA representa um marco histórico para a organização no quadro do processo orgânico em curso ao nível de todas as estruturas da JMPLA.
Na XII Assembleia de Balanço e Renovação de Mandatos na província de Luanda, Jéssica Romero e Sicomora Mahamano disputam, neste sábado, 12, o cargo de primeira-secretária da capital do país.