A República do Botswana quer contar com a experiência de Angola para a transição do seu sistema eleitoral manual para o electrónico, depois da alteração da lei eleitoral
A intenção foi manifestada ontem pela conselheira da Comissão Eleitoral Indepen- dente do Botswana, que chefia uma delegação daquele país em visita à Republica de Angola, para uma troca de experiências com a Comissão Nacional Eleitora (CNE) de Angola.
A responsável fez saber que a Lei Eleitoral do seu país foi alterada para permitir que o registo eleitoral seja feito de modo electrónico. “Esperamos aprender com a CNE de Angola, para perceber como é que vocês conseguiram êxitos nesta área, os conhecimentos adquiridos ao longo desse desempenho, naturalmente, vão ajudar-nos a melhorar essa questão da introdução do registo eleitoral electrónico no Botswana”, disse.
O comissário nacional da CNE, Eduardo Magalhães manifestou, por seu turno, a disponibilidade de Angola em passar a sua experiência ao Botswana na introdução das tecnologias de informação e comunicação para a credibilidade do processo eleitoral na SADC.
Leia mais em