O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, esteve hoje, quarta-feira, 04, no Terminal Polivalente do Porto do Lobito, onde assistiu à chegada de um comboio operado pela Lobito Atlantic Railway (LAR), que transporta cobre proveniente da República Democrática do Congo (RDC) com destino ao seu país
Constantino Eduardo, em Benguela
O cobre vai ser depois carregado para um navio com destino a New Orleans, nos Estados Unidos. Esse facto, de acordo com as autoridades locais, destaca o papel estratégico do Corredor do Lobito na ligação entre a África Austral e os mercados internacionais.
O comboio que transportou o cobre é operado pela Lobito Atlantic Railwally, concessionária dos serviços ferroviários e logística, que conta com um financiamento norte-americano traduzido em aquisição de vagões e meios rolantes. Há dias, chegaram 275 vagões de carga, que vão facilitar a movimentação de mercadorias, num corredor de 1.344 quilómetros de linha férrea do Lobito até à fronteira com a RDC.
No Porto Comercial do Lobito, o Presidente Biden recebeu cumprimentos do ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, de quem recebeu explicações relativas à natureza do transporte do produto e as potencialidades e valências da empresa portuária, um dos maiores portos de água profunda. Ao lado de Biden estiverem os Presidentes de Angola, João Lourenço, o anfitrião; da Zâmbia, Hakainde Hichilema, e o da RDC, Félix Tshisekede, para além do vice-presidente da Tanzânia, Philip Mpango, momentos antes da Cimeira Multilateral sobre o Corredor do Lobito, que acontece no Complexo Industrial do Grupo Carrinho.
Refere-se que esse é o segundo carregamento de cobre da República Democrática do Congo para os Estados Unidos da América, sendo que a primeira aconteceu em Setembro deste ano, conforme tinha reportado este jornal, na sua edição de segunda-feira.