A comissão da candidatura de Sapalo António reagiu às recentes declarações do presidente da organização, Benedito Daniel, à imprensa, em que dava conta que está a preparar as condições para, enquanto cedo, convocar as eleições, tendo dito não ter receio de concorrer com os outros candidatos.
De acordo com o porta-voz da candidatura de Sapalo António, Cláudio Ricai, o acórdão orienta ser necessário o partido sentar e reorganizar todo o processo e convocar o congresso nos ter- mos do estatuto, tendo invalidado as conferências municipais e provinciais realizadas à margem dos estatutos.
“Benedito Daniel tem estado a desobedecer à decisão do Tribunal Constitucional e faltado com a verdade dos factos”, disse Cláudio Ricai, provando que até agora não foi dado nenhum passo para a realização de novas conferências.
De acordo ainda com a parte de Sapalo António, Benedito Daniel tem um mandato que já cessou e está a um ano sem renovar os órgãos do partido, por ganância e espírito de querer se manter, a todo custo, na presidência do PRS.
Claúdio Ricai referiu que o comportamento do presidente tem causado desgaste ao partido, que devia ter como foco os próximos desafios políticos e a progressão do partido. “Benedito Daniel há sete anos que não consegue realizar um congresso”, lamentou.
Importar referir que o Partido de Renovação Social (PRS) vive problemas internos, por exemplo, terminou o actual mandato sem vice-presidente, figura que consta dos seus estatutos. Três figuras disputam o cadeirão máximo da formação política, Sapalo António, Gaspar dos Santos Fernandes, secretário nacional da juventude do PRS (JURS) e Benedito Daniel.