Quintino Moreira, que foi deputado na Assembleia Nacional no período entre 2008 e 2012 pela coligação Nova Democracia, era uma figura proeminente no cenário político angolano.
“A sua morte representa uma perda para o cenário político nacional. Nesta hora de dor e de luto, a Comunidade Parlamentar Angolana curva-se perante a memória da vítima e endereça à família enlutada os mais profundos sentimentos de pesar”, lê-se.
O político participou nas eleições gerais de 2008, 2017 e 2022 com os partidos Movimento para Democracia de Angola-MPDA, Nova Democracia União Eleitoral e Aliança Patriótica Nacional (APN).
Recentemente, apresentou um novo projecto político designado Pátria Unida, que aguarda deferimento do Tribunal Constitucional para a sua respectiva legalização e, concomitantemente, a sua reentrada à política face à extinção da APN, por não ter alcançado o percentual exigido nas últimas eleições, 2022, ganhas pelo MPLA.
Quintino Moreira é licenciado em Direito na opção Jurídico- Político pela Universidade Jean Piajet.
É mestrando em Governação e Gestão Pública na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto. É ainda pós-graduado em Gestão e Resolução de Conflitos pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto (UAN)