Arranca, hoje, em Adis Abeba, Etiópia, a 37.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) que, de entre outros assuntos, vai proceder ao lançamento do tema da UA para 2024 e a apresentações de relatórios previamente acordados.
Prevê também a análise dos projectos de instrumentos jurídicos, eleições e nomeações, apresentação de pontos propostos pelos Estados-Membros, com destaque para 3.ª Edição do Fórum Panafricano para a Cultura de Paz e Não Violência – “Bienal de Luanda”.
O encontro vai ainda aprovar a Declaração de 2023 da 5.ª Reunião de Coordenação semestral, realizada em Nairobi, Quénia, bem como a adopção das decisões e declarações da 37.ª Sessão Ordinária da Conferência da UA.
Angola participa ao mais alto nível
Angola vai participar ao mais alto nível com a presença do Presidente da República, João Lourenço, que, ontem, viajou para Adis Abeba.
Ainda ontem, João Lourenço participou num encontro extraordinário sobre a República Democrática do Congo (RDC) que convocou para apresentar o relatório da execução do mandato de mediação atribuído pela UA.
João Lourenço é o mediador escolhido pela UA para a solução do conflito entre a RDC e o Rwanda e é Presidente em Exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).
Sobre a UA
A UA é a organização internacional com 55 países que promove a integração entre os países do continente africano nos mais diferentes aspectos.
A UA, substituta da Organização da União Africana (OUA) foi anunciada na Declaração de Sirte, Líbia, a 9 de Setembro de 1999.
O Grupo foi fundado a 26 de Maio de 2001 em Adis Abeba, Etiópia, e lançado a 9 de Julho de 2002 em Durban, África do Sul. VIC/ADR