A Agência Reguladora de Medicamentos e Tecnologias de Saúde (ARMED) vai proceder ao intercâmbio de profissionais de saúde com vista a partilha de novas técnicas e tecnologias, incluindo programas de treinamento e de formação com o Centro de Controlo Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos de Cuba (CECMED).
A informação consta do Memorando de Entendimento rubricado nesta Segunda-feira, 21 de Agosto, em Luanda, entre a directora-geral da ARMED, Katiza Mangueira, e a embaixadora de Cuba em Angola, Esther Cárdenas, em acto testemunhado pelo Presidente da República, João Lourenço e o seu homólogo cubano Miguel Diáz-Canel.
As instituições vão criar parcerias conforme plano de actividades a ser aprovado, prevendo o reconhecimento mútuo ou unilateral das decisões das partes, em matéria regulamentar farmacêutica e o intercâmbio de informação sobre assuntos regulatórios farmacêuticos de interesse mútuo, segundo uma nota enviada ao jornal OPAÍS.
De acordo com o Memorando, as instituições vão apoiar a formação de profissionais de saúde em ensaios clínicos, controlo de qualidade, hemovigilância, regulação de dispositivos médicos, logística farmacêutica, farmacoepidemiologia e farmacoeconomia.
Neste instrumento jurídico consta, igualmente, incentivar a transferência de tecnologia com vista a criação e implementação de fábricas de produtos farmacêuticos em Angola, manutenção de equipamentos de diagnóstico e de electromedicina.