A intenção foi apresentada pela delegada Permanente do Reino da Arábia Saudita junto da UNESCO, alteza Princesa Haifa Al Mogrin, recebida ontem Quarta-feira, 5, em audiência pela embaixadora angolana em França, Guilhermina Prata, em acto decorrido na cidade de Paris
A Arábia Saudita é candidata à realização da Expo 2030, que pretende que venha a ser realizada em Ryad, a sua capital. Dado o fac- to de Angola ser membro do Bureau Internacional de Exposições (BIE), tem uma palavra a dizer na tomada de decisões quanto à realização das diferentes Exposições Universais.
Por esse motivo, o Reino da Arábia Saudita pretende o apoio de Angola à sua candidatura, que deve- rá ser decidida no próximo mês de Novembro, em França, aquando da realização da Assembleia Geral anual do Bureau Internacional, sob o princípio de um país, um voto. De referir que quatro países apresentaram candidaturas concorrentes para organizar a Expo Mundial 2030, designadamente República da Coreia (Busan), Itália (Roma), Ucránia (Odesa) e Arábia Saudita (Ryad).
A fase de exame do projecto para a Expo Mundial 2030 está actualmente em curso, tendo cada candidato apresentado um dossier de candidatura detalhado ao BIE. No entanto, se a Arábia vencer a candidatura para Expo Mundial na cidade de Ryad, será realizada entre os dias 1 de Outubro de 2030 e 31 de Março de 2031 sob o tema “A Era da Mudança: Juntos para um amanhã clarividente”.
A Arábia Saudita justifica a escolha do tema proposto para a cidade de Ryad, como sendo um convite para que todos se juntem, com coragem e inovação, para mudar a trajectória do futuro do planeta rumo a um amanhã melhor. Os três subtemas refletem a as- piração de mobilizar a comunidade global para um mundo inclusivo e reenergizado, no qual a ciência e a tecnologia estejam ao serviço de um futuro melhor para a humanidade.
Um amanhã diferente
A ciência, a inovação e as tecnologias generalizadas oferecem oportunidades infinitas para desenvolver novas ferramentas para as pessoas e as suas comunidades, desde que considerem os efeitos sociais e ambientais do sucesso económico.
Acção climática
O impacto das mudanças climáticas está-se a acelerar rapidamente, exigindo soluções criativas para gerenciar os recursos e cuidar dos preciosos ecossistemas. Prosperidade para todos Um futuro melhor é para todos e deve incluir proactivamente as vozes, necessidades e contribuições de todos celebrando nossas diferenças como fontes de força.