O acto central das comemorações do dia 4 de Janeiro, Dia dos Heróis da Baixa de Cassanje (os mártires da repressão colonial), ocorreu na província anfitriã, Malanje, sob o lema “Angola 50 Anos: Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”.
O governador da província de Malanje, Marcos Nhunga, defendeu, na ocasião, mais dignidade aos povos da região da Baixa de Cassanje, e sublinhou que o tributo aos heróis da Baixa de Cassanje deve ser rendido todos os dias.
“Devemos olhar de forma especial aos sobreviventes, afinal, são os protagonistas de um acontecimento que criou as bases para a independência e a paz que nós vivemos hoje.
Para além do monumento que será construído, reconhecemos que há necessidade de olharmos com atenção aos problemas sociais que clamam os sobreviventes, desta forma é que estaremos a honrar verdadeiramente os nossos heróis”, disse.
Importância do 4 de Janeiro para a Independência Nacional O secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos Tchikanha, que presidiu o acto central em representação do ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, destacou a importância do 4 de Janeiro para a Independência Nacional.
O responsável referiu que o 4 de Janeiro, dá aos angolanos a oportunidade de reflectirem sobre o percurso histórico de Angola, reconhecerem os actos heroicos e a bravura dos valentes filhos na luta pela conquista e preservação da independência, da integridade territorial, da paz, da unidade e reconciliação nacional e do Estado Democrático e de Direito.
“Devemos continuar a exaltar e a enaltecer, porque constituem conquistas inalienáveis e orgulho do povo angolano”, disse. A efeméride Na revolta da Baixa de Cassanje, que ocorreu a 4 de Janeiro de 1961 na província de Malanje, milhares de camponeses angolanos foram mor- tos por reivindicarem contra a exploração imposta pelas autoridades coloniais.
Trata-se de uma data fundamental no processo de luta para a libertação de Angola, e representa para os angolanos o início das revoltas contra o colonialismo português que culminaram com a conquista da Independência Nacional.
MPLA rende homenagem aos heróis da Baixa de Cassanje
O Bureau Político do Comité Central do MPLA prestou tributo aos heróis da Baixa de Cassanje, referindo que a revolta de 4 de Janeiro na Baixa de Cassanje, inspirada no nobre anseio de liberdade do povo, tornou-se um catalisador para subsequentes acções de libertação nacional, incluindo o marco histórico do 4 de Fevereiro, que simboliza o início da luta armada e a determinação do povo angolano em pôr fim ao domínio colonial.
Avança que o 4 de Janeiro serve de momento para reflectir sobre os sacrifícios das gerações passadas, mantendo vivo o espírito de liberdade e transmitindo às gerações mais novas o valor da independência e da paz duramente conquistada.
O Bureau Político do MPLA espera que o Dia dos Heróis da Baixa de Cassanje inspire a celebração com orgulho dos 50 anos de Independência Nacional para o fortalecimento da unidade nacional.