No âmbito da facilitação visando restabelecer a Paz e a Segurança no Leste da República Democrática do Congo (RDC), Luanda acolhe, nos dias 20 e 21 deste mês (Terça e Quarta-feiras da próxima semana) nova reunião ministerial entre a RDC e o Ruanda, soube OPAÍS.
Antecedida por uma sessão de peritos, esta reunião resulta das recentes deslocações que o Presidente da República de Angola, João Lourenço, na qualidade de medianeiro designado pela União Africana, efectuou a Kigali e a Kinshasa, nos dias 11 e 12 do corrente mês de Agosto, respectivamente, ocasião em que procedeu à entrega de uma Proposta de Acordo de Paz, aos Presidentes Paul Kagame e Félix Tshisekedi.
Neste contexto, a reunião ministerial da próxima semana em Luanda deverá abordar essencialmente a proposta de paz duradoura submetida às partes, visando um entendimento comum, relativamente a uma solução negociada e pacífica do conflito prevalecente na Região Leste da RDC, que se agravou desde finais de 2023.
Na sequência da entrada em vigor do cessar-fogo entre a RDC e o Ruanda no passado dia 4 de Agosto, sob mediação da República de Angola, nas 48 horas seguintes, no quadro das visitas de trabalho realizadas pelo Presidente João Lourenço a Kigali e Kinshasa, o medianeiro apresentou às partes uma proposta concreta de acordo de paz duradoura.
Assim, os dois países tiveram a oportunidade de analisar a referida proposta de paz duradoura que começa a ser discutida em Luanda ao nível ministerial, na próxima semana.