A República de Angola, Estado-membro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reiterou ontem, na cidade do Lubango que acolheu o encontro dos Ministros do Trabalho e Emprego da região e seus parceiros sociais, a necessidade de continuar a apostar em políticas que conduzam os países que fazem a zona, rumo a um desenvolvimento mais harmonioso, com vista a alcançar a melhoria das condições de vida dos seus habitantes.
A ideia foi manifestada ontem no Lubango pela Ministra da Administração Pública, Emprego e Segurança Social de Angola, durante reunião dos Ministros do Emprego, Trabalho e Parceiros Sociais da SADC que a capital huilana acolheu de 24 a 27 do mês em curso. No seu discurso de Abertura, Teresa Rodrigues Dias, disse que a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, não deve descurar que um dos principais objectivos da SADC, é alcançar o desenvolvimento económico, a paz e a segurança regional, reduzir a pobreza através do apoio às comunidades sociais desfavorecidas com vista à integração regional.
No seu entender, a nível dos países que compõem a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, existe uma série de fenómenos preocupantes que passam pela desigualdade entre os Estados-Membros, por conta das alterações socioeconómicas a nível mundial, que influenciam os mercados internos. Tais influências, de acordo com a Ministra Teresa Rodrigues Dias, compreendem ainda a decadência das relações laborais por força da instabilidade do Sexto e Empresarial Público e Privado na manutenção dos postos de trabalho. A ministra da Administração Pública Trabalho Emprego e Segurança Social de Angola explicou que esta e outras situações demandam dos Estados da Comunidade, um engajamento incessante na busca por soluções criativas e ajustáveis ao contexto.