O Comité Executivo da Comissão Nacional para Alterações Climáticas e Bio- diversidade reuniu ontem, em Luanda, para preparar a participação de Angola na 29.ª Conferência das Partes da Convenção- Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP29), que acontecerá em Baku, Azer- baijão, de 11 a 22 de Novembro.
Na reunião desta quarta-feira, que teve lugar numa das unidades hoteleiras da capital, foram discutidos os posicionamentos de Angola na agenda climática do processo intergovernamental.
A discussão foi liderada pela ministra do Ambiente, Ana Paula Chentre Luna de Carvalho, que destacou a importância de Angola ao apresentar uma posição coesa e estratégica na COP29.
A Comissão Nacional para Alterações Climáticas e Biodiversidade tem como responsabilidades coordenar programas e harmonizar políticas para a implementação da Estratégia Nacional sobre Alterações Climáticas e Biodiversidade e o seu Plano de Acção.
A comissão é ainda encarrega- da por criar as condições para a execução do Sistema Nacional de Monitoramento, Reporte e Verificação da Política Climática.
A comissão visa, igualmente, promover a coordenação, integração e execução de políticas, estratégias, programas e projecto sem sectores relacionados às alterações climáticas, biodiversidade, seca e desertificação.
Participaram ainda do encontro o ministro das Relações Exteriores, Téte António, representantes do Ministério da Administração do Território (MAT), Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, Transportes, Interior, Cultura, Ministério das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, e de outros departamentos ministeriais.