Organização Internacional do Trabalho (OIT) poderá implementar um escritório, que vai servir os países Africanos de Língua Portuguesa, segundo a agenda das discussões que ocorrerão hoje, na Reunião dos Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
Prossegue a XV Reunião dos Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que Angola acolhe, subordinada ao lema “Por uma Justiça Social e Trabalho Digno para Todos”.
De entre os assuntos, a reunião está a debater o Plano de Acção 2021-2025 para o Combate ao Trabalho Infantil, a criação de um Conselho Económico da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e está a dar um ponto de situação sobre a Convenção Multilateral da Segurança Social da CPLP, assim como tratar da abertura do escritório da OIT em Angola, na perspectiva de servir os países africanos de língua portuguesa (PALOP). Para hoje, Quinta-feira, 18, o dia estará reservado à reunião dos titulares do Trabalho e Assuntos Sociais dos Estados membros, que abordam uma série de assuntos ligados aos sectores. Está ainda prevista a leitura e assinatura da declaração de apoio à abertura do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Angola, além, igualmente, da leitura e assinatura da declaração final.
No final do dia, será feito o encerramento da XV Reunião dos Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP com um discurso a ser proferido pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social de Angola, Teresa Rodrigues Dias. O dia de ontem ficou marcado com a reunião dos pontos focais do sector que, dentre outros assuntos, abordou o Plano de Acção para a Inspecção do Trabalho. A sessão de abertura dos trabalhos para o dia de hoje é reservada ao ministro da Casa Civil, Adão de Almeida, De acordo com uma no- ta de solicitação enviada à correspondência deste jornal pelo Gabinete da Comunicação Social do Governo Provincial de Benguela.
POR: Constantino Eduardo, Benguela