O evento, que terá como tema “Promover a inovação para desbloquear oportunidades de crescimento económico sustentado e desenvolvimento rumo a uma SADC industrializada”, terá como ponto alto a transferência da presidência rotativa da organização de Angola para o Zimbabwe.
A Cimeira da SADC é a principal instituição de formulação de políticas da comunidade, sendo responsável pela direcção-geral da política e pelo controlo das funções da organização.
A reunião de alto nível é realizada anualmente e conta com a participação dos Chefes de Estado e de Governo dos 16 países membros, nomeadamente Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo (RDC), Essuatíni, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, República Unida da Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.
A par disso, o evento será observado por chefes de órgãos continentais e regionais. A 44.ª Cimeira será precedida por várias reuniões preparatórias, incluindo encontros de altos funcionários e do Conselho de Ministros da SADC, chefiado pelo ministro angolano das Relações Exteriores, que organizam a agenda para os Chefes de Estado e de Governo.
O conselho é composto por ministros de cada país membro, geralmente dos ministérios das Relações Exteriores, Planeamento Económico ou Finanças, e tem a missão de supervisionar o funcionamento e desenvolvimento da SADC, assegurando a implementação adequada das políticas.
Conforme o programa divulgado pela SADC, a cimeira será precedida pela Semana da Industrialização, que teve início no último domingo e vai até 2 de Agosto, em Harare.
Outras reuniões preparatórias incluem o comité dos altos funcionários e finanças da SADC (8 a 11 de Agosto), o Conselho de Ministros (13 e 14 de Agosto), o Fórum de Investimento SADC e BADEA (14 de Agosto), uma palestra pública (15 de Agosto) e o encontro do órgão da SADC, Troika, Comité Ministerial e Cimeira da Troika do Órgão (16 de Agosto).
A Semana da Industrialização tem como objectivo divulgar informações sobre a estratégia e o roteiro de industrialização da SADC, comemorar o Dia da Industrialização de África na região, intensificar o engajamento e desenvolver parcerias com parceiros de desenvolvimento e outras partes interessadas.
A iniciativa visa promover a estratégia de industrialização da região, identificar os desafios enfrentados pelas empresas no desenvolvimento de cadeias regionais de valor e envolver formuladores de políticas, sector privado, academia, pesquisadores e outras partes interessadas num diálogo político.
Presidência de Angola
Angola assumiu a presidência rotativa da SADC a 17 de Agosto do ano passado, durante a 43.ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo, tendo recebido o testemunho da RDC.
O presidente da organização tem a missão de supervisionar a estrutura governativa da SADC, fornecer orientação política e controlar as suas funções, além de interagir com o Secretariado e assinar instrumentos jurídicos durante o mandato.
O Secretariado da SADC é o principal órgão executivo da organização, responsável pelo planeamento estratégico, coordenação e gestão dos programas, além de implementar as decisões políticas e institucionais da Cimeira, das troikas e do Conselho de Ministros.