A Provedora de Justiça de Angola, Florbela Araújo, participa da reunião anual do Instituto Internacional dos Provedores de Justiça (IOI), a decorrer até ao dia 11 de Maio deste ano, com o objectivo de discutir formas para o fortalecimento da organização. De acordo com uma nota da instituição a que a ANGOP teve acesso ontem, a Provedora de Justiça de Angola, que participa do evento na qualidade de directora do IOI para a região África, encontra-se na capital austríaca (Viena), desde Domingo (07).
À sua chegada, Florbela Araújo manteve encontros com os seus homólogos de Portugal, Zâmbia, Bélgica e a primeira vice-presidente do IOI, Diane Welborn, dos Estados Unidos da América. A reunião do Conselho de Direcção vai analisar, entre outros assuntos, os relatórios do presidente do IOI, Chris Field, as questões relativas a pedidos de adesão de novos membros, análise do mapa dos fluxos de caixa e orçamento, subsídios regionais do período de 2023/2024 e os demais relatórios sobre as recentes iniciativas de formação 2022/2023.
No encontro serão abordadas diversas questões relacionadas com a vida da organização, nas várias sessões, dentre as quais, a da Co- missão Executiva, do Grupo de Trabalho da ONU, da Comissão da Reforma Estatutária e aspectos com as direcções do Conselho de Administração do IOI. A revisão das línguas oficiais do IOI e dos documentos sobre boas práticas das regiões, bem como o estatuto de observador permanente na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas serão, de igual modo, analisadas na reunião.
O Instituto Internacional dos Provedores de Justiça (IOI) é a maior Organização Internacional que congrega Provedores de Justiça em todo o mundo, estando dividida em seis regiões, designadamente África, Ásia, América do Norte, América Latina e Caraíbas, Europa e Austrália e Pacífico.