O ministro das Relações Exteriores, Téte António, está em Beijing para representar o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na 9.ª Conferência de cooperação China-África (FOCAC-9), a decorrer de dois a sete de Setembro.
Esta conferência foi estabeleci- da como um Mecanismo de Consulta e de Diálogo Colectivo, além de representar um passo orientado para o futuro da cooperação entre as partes e um modelo importante no âmbito da cooperação Sul-Sul, em busca de um desenvolvimento comum.
Desde o início do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e alguns países do continente africano, em 1950, a cooperação entre a África e o gigante asiático tem testemunhado uma evolução contínua na arena internacional.
A China considera o continente africano como um parceiro estratégico, sem a contribuição do qual os ritmos de crescimento da sua economia poderiam ser bem menores dos actualmente alcançados, segundo a Angop.
A China disponibiliza periodicamente biliões de dólares ao desenvolvimento de projectos em todos sectores da vida económica e social dos países africanos.
O FOCAC é um fórum que acontece na China ou num país africano em alternância. Foi funda- do em Outubro de 2000, na primeira Conferência Ministerial em Beijing.
De acordo com os seus promotores, o mesmo visa fortalecer a cooperação económica e as relações comerciais sino-africanas para estabelecer uma nova ordem internacional que melhor reflicta as necessidades e os interesses da China e de África.